Nos dias de hoje, a engenharia de ventilação não consegue ser eficiente se não recorrer a programas específicos de cálculo analítico.
Na prática, é muito comum encontrarmos ventiladores superdimensionados operando em condições de baixo rendimento, tendo como consequência um excessivo e desnecessário consumo de energia elétrica.
Nosso software de ventiladores industriais garante o dimensionamento preciso de ventiladores centrífugos e axiais, harmonizando técnicas avançadas com a arte da seleção ideal.
Projetado para atender às necessidades da indústria de movimentação de ar, incluindo HVAC, nosso software de ventiladores industriais é uma ferramenta dinâmica que efetua com precisão o dimensionamento de ventiladores e sopradores centrífugos e axiais.
Para o dimensionamento dos ventiladores, a lógica de programação é desenvolvida segundo conceitos de engenharia homologados por normas e instituições internacionais, tais como:
As funções de correlação utilizadas para calcular os parâmetros físicos e dimensionais de cada novo ventilador têm sua origem nas teorias clássicas da mecânica dos fluidos, tornando-se conhecidas como Leis dos Ventiladores ou Leis de Semelhança, enquanto as previsões de ruído são baseadas em princípios acústicos e diretrizes estabelecidas por organizações profissionais.
Para uma maior precisão, o software também pode executar cálculos e análises aperfeiçoados através de considerações de número de Reynolds, número de Mach, compressibilidade, viscosidade e calor específico do fluido.
Num ambiente altamente organizado, flexível e amigável, o usuário estabelece os requisitos de projeto e o software efetua todos os cálculos e análises necessárias ao dimensionamento do ventilador:
Além dos requisitos aerodinâmicos, o usuário também pode estabelecer as condições de instalação do ventilador.
Fatores de instalação influenciam significativamente o espectro sonoro do sistema de ventilação e, consequentemente, o nível de ruído percebido no ambiente.
Geralmente, os ventiladores industriais são ensaiados com ar ambiente; e suas curvas de desempenho são publicadas pelos fabricantes, referindo-se convencionalmente aos parâmetros padrão deste fluido ao nível do mar.
Na prática, entretanto, a maioria dos ventiladores usa ar em condições adversas, ou mesmo outro tipo de fluido, e principalmente em altitudes diferentes do nível do mar:
Evidentemente, as propriedades físicas destes fluidos são diferentes:
Nosso software calcula a influência dessas variantes, ajusta os parâmetros dos ventiladores e corrige suas curvas características.
Assim, os gráficos são exibidos de forma totalmente corrigida, nas condições reais da aplicação do usuário.
Em sistemas de ventilação, a compressibilidade é a propriedade do fluido movido que reduz seu volume em função do aumento da pressão decorrente da ação do ventilador.
A compressibilidade aumenta a densidade do fluido.
O processo de compressão gera calor que eleva a temperatura de saída do fluido e consequentemente altera sua viscosidade.
Todas estas variáveis modificam o comportamento e a eficiência do ventilador.
Nosso software de ventiladores industriais possui recursos avançados que calculam e avaliam a influência da compressibilidade no dimensionamento do ventilador.
Viscosidade é a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento.
Ela representa o atrito interno de um fluido em movimento.
Ao contrário dos líquidos, a viscosidade dos gases aumenta com a elevação da temperatura.
A viscosidade dos gases também aumenta com a elevação da pressão, mas de modo bem menos significativo.
A elevação da viscosidade implica um aumento da energia necessária para fazer o fluido escoar e consequentemente altera a performance do ventilador.
Nosso software de ventiladores industriais possui recursos avançados que calculam e avaliam a influência da viscosidade no dimensionamento do ventilador.
Na mecânica dos fluidos aplicada a sistemas de ventilação, o número de Reynolds pode ser definido como a relação entre as forças inerciais e as forças viscosas do fluido movido pelo ventilador.
O número de Reynolds possibilita prever se um escoamento ocorrerá de forma laminar ou turbulenta.
Se as forças viscosas são predominantes, o escoamento tende a ser laminar.
Se as forças inerciais são predominantes, o escoamento tende a ser turbulento.
O escoamento laminar é caracterizado pelo movimento suave e constante do fluido.
O escoamento turbulento é caracterizado pelo movimento agitado e caótico do fluido, com redemoinhos, vórtices, refluxos e outras instabilidades.
Assim sendo, o tipo de escoamento altera a performance do ventilador e consequentemente seu consumo de energia e eficiência.
Nosso software de ventiladores industriais possui recursos avançados que calculam e avaliam a influência do número de Reynolds no dimensionamento do ventilador.
Nosso software de ventiladores industriais também está preparado para atender às mais recentes exigências americanas para classificação de eficiência dos ventiladores.
O sistema de classificação FEG (Fan Efficiency Grade) pode ser utilizado por agências governamentais ou órgãos reguladores em todo o mundo para definir os requisitos de eficiência energética de ventiladores usados em aplicações específicas.
O FEG é uma forma simples de indicar a qualidade aerodinâmica do ventilador.
Enquanto a eficiência do ventilador é uma função do ponto operacional sobre a curva de desempenho, o FEG é baseado apenas no pico de eficiência total do ventilador.
De maneira análoga, nosso software também atende aos requisitos de eficiência dos países europeus que preferem o sistema de classificação FMEG (Fan Motor Efficiency Grade).
Referências Normativas:
Em 2018, a AMCA publicou uma nova norma estabelecendo o método de cálculo do FEI (Índice de Energia do Ventilador).
FEI é a relação entre a potência elétrica de entrada de um ventilador de referência e a potência elétrica de entrada do ventilador real.
O FEI pode ser calculado para cada ponto em uma curva do ventilador.
Contraponde-se às métricas anteriores, o FEI leva em consideração a eficiência do motor elétrico, bem como do sistema de transmissão.
Referências Normativas:
Em sistemas de ventilação que operam com demanda variável, o uso de acionamentos de velocidade variável geralmente é o melhor método para garantir a máxima eficiência e o menor consumo de energia.
Em tais circunstâncias, torna-se imprescindível que o projetista tenha uma visão ampla do comportamento do ventilador a ser selecionado.
Nosso software possui os mais avançados gráficos de engenharia, com detalhes de alta resolução, apresentando as curvas características dos ventiladores em toda sua gama de rotações operacionais.
Uma vez que ventiladores e sopradores são frequentemente acionados por motores elétricos industriais, o software tem um extenso banco de dados contendo dados de motores elétricos de todo o mundo.
Além das condições operacionais, o software permite ao usuário configurar características construtivas e escolher componentes para cada ventilador, tais como:
Uma vez que o ventilador tenha sido selecionado, o software gera automaticamente todos os relatórios de engenharia, datasheets, gráficos e desenhos CAD em diversos tamanhos padronizados de papel.
A exibição e impressão dos relatórios usam uma interface WYSIWYG (What You See Is What You Get):
Todos estes documentos podem ser facilmente personalizados, impressos, enviados por email ou exportados para formatos como:
Como resultado da demanda de clientes por soluções mais flexíveis e abrangentes, o software tem uma série de opções de configuração que permitem ao usuário personalizá-lo para atender seus desejos e preferências pessoais.
Construído com uma interface de usuário multilíngue e um avançado conversor de unidades, nosso software está plenamente capacitado a atender às necessidades e exigências de qualquer fabricante no mundo, independentemente do volume de sua produção ou da variedade de sua linha de produtos.
Este software é destinado exclusivamente a fabricantes de ventiladores, não dispondo de versões dedicadas a usuários individuais.
Nós criamos uma versão customizada para cada cliente.
As diretrizes gerais para a implementação deste software estão descritas no processo de aquisição de nossas soluções de software.
Se você deseja iniciar o processo de aquisição ou solicitar mais informações sobre nosso software de ventiladores industriais, entre em contato conosco. Estamos capacitados a desenvolver uma versão personalizada e exclusiva para sua empresa.
A Ciclo é uma empresa de tecnologia que desenvolve softwares para projeto de máquinas. Temos orgulho em fornecer soluções de alto nível que fortalecem os negócios de nossos clientes.
Copyright © 1998-2025 Ciclo Software Ltda. Todos os direitos reservados.